OS 8 PILARES PARA UM CASAMENTO DE SUCESSO - SEGUNDO PILAR

16 Apr 11:48
Cumpra os votos que foram prometidos

 



A série 8 Pilares Para Um Casamento de Sucesso foi desenvolvida, porque acreditamos em um casamento vencedor.

O segundo pilar é: CUMPRIR OS VOTOS QUE FORAM PROMETIDOS.

Estes votos não são apenas aqueles feitos no altar como: “prometo respeitar-te e honrar-te, na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza”, mas, de igual modo, os votos feitos no namoro e no noivado.

Muito casais prometeram se amar, envelhecer juntos e viver até que a morte os separasse. Entretanto, com o tempo, algumas promessas foram quebradas. As palavras bonitas, outrora ditas, se dissolveram na primeira crise conjugal.

Um dos exemplos que a Bíblia nos dá sobre cumprir promessas é o de Rute. Sendo ela viúva de um dos filhos de Noemi, viu que sua sogra ficara sozinha depois que o marido e os filhos faleceram, então prometeu acompanhá-la por onde quer que fosse. De fato, o livro de Rute relata que ela cumpriu com esse voto.

Atualmente, muitos casais, por falta de vigilância, quebram promessas que fizeram ao seu cônjuge e perdem a credibilidade para com ele. Por isso, devemos sempre fazer uma autoanálise e nos certificar de que as promessas feitas estão sendo cumpridas, porque é muito triste saber que quando as pessoas conseguem uma posição mais elevada, por exemplo, abandonam o seu cônjuge.

Certa vez, um marido sofreu acidente e ficou em estado vegetativo. Sua esposa, que havia cuidado dele a vida toda, não suportou a situação e, após quatro meses, o abandonou na casa de seus pais, indo viver sozinha.  

Precisamos cumprir os votos que fizemos ao nosso cônjuge, na ausência ou na presença dele. Muitos desonram o seu marido ou sua esposa quando estes não estão por perto, denegrindo a sua imagem e fazendo com que as pessoas que os ouvem trate o seu cônjuge mal depois. O que acontece no casamento, deve ser resolvido dentro do casamento. Honre, não apenas com palavras, mas com atitudes, até porque, uma atitude fala mais que mil palavras.

Cumprir voto é amar, respeitar, ter carinho, afeto, compromisso, cumplicidade, reciprocidade e empatia para com o outro. Mas, infelizmente, hoje em dia, existem muitas pessoas que não cumprem os seus votos.

Deseja ter um casamentos de sucesso? É possível. Basta que você cumpra os votos e, se já os havia quebrado, renove-os e lute para cumprir até o final da vida.



Pastor Denilson Fonseca

Pastor sênior da Comunidade Cristã Aliançados