OS 8 PILARES PARA UM CASAMENTO DE SUCESSO - TERCEIRO PILAR

24 Apr 08:58
Diga não à mentira, seja verdadeiro.

 



A série 8 Pilares Para Um Casamento de Sucesso foi desenvolvida, porque acreditamos em um casamento vencedor.

O terceiro pilar é: DIGA NÃO À MENTIRA, SEJA VERDADEIRO.

A mentira é algo terrível para o relacionamento conjugal. Hoje em dia, muitos casamentos estão sendo destruídos por falta de sabedoria, bem como, a maioria, por mentiras.

Deseja ter um casamento de sucesso? Então seja transparente, não esconda nada.

Muitas vezes, na intenção de poupar o cônjuge, acaba-se criando situações que não existem e, por mais simples que a mentira aparente ser, ela trará consequências que podem ser trágicas.

A credibilidade e confiança são elementos fundamentais para o seu casamento, até porque, o homem ou a mulher que teve uma criação regada por mentiras vindas dos pais, se tornou alguém sensível. Assim, quando confrontado por uma mentira do seu cônjuge, será remetido ao passado e voltará àquilo que existia no lar anterior.

A confiança é sobremaneira importante para o casamento, mas ela é como um cristal, uma vez quebrado, é difícil reconquistar.  

Os solteiros, que pretendem casar um dia, devem entender que o caminho para um casamento de sucesso passa pela transparência, honestidade, integridade e pela verdade. Da mesma forma, ter em mente que é melhor dormir duas noites brigados, por ter falado a verdade, do que o restante da vida, por tê-la escondido.

Pode ser que ocorra um fato insignificante, do cotidiano e até mesmo simples, que não necessitava de mentira. Porém, para evitar conflitos, foi mascarado com uma mentira que, quando descoberta, fará com que a confiança e credibilidade se dissolvam. É possível reverter essa situação. Entretanto, é necessário que não seja apenas dito que falará a verdade, mas cumprir.

Certa vez, esperando que minha esposa fosse poupada, mesmo sendo pastor, acabei pecando e mentindo para ela. Era algo tão simples, aos meus olhos, que o meu desejo era não deixá-la preocupada. Quando ela soube o que eu havia feito, fiquei envergonhado diante dela e de Deus, principalmente. Minha maior punição foi vê-la chateada e triste comigo. Me posicionei junto a ela e Deus me deu graça. Tenho me policiado e tento sempre agir com a verdade doa ou não doa.

Todos nós estamos sujeitos a passar por situações desse gênero, porém, nada justifica mentir para o cônjuge.

Vale lembrar que a Bíblia nos diz que ficarão de fora todo aquele que mente e ama a mentira e que a palavra de um homem ou mulher de Deus deve ser sim ou não, pois fora isso é procedência maligna.

Por fim, no capítulo 8, do Evangelho de João, diz que o diabo é pai da mentira, portanto, todas as vezes que mentimos o chamamos de pai. Além disso, no capítulo 10, versículo 10, do mesmo livro, diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Ele quer destruir os pilares que sustentam o casamento e um deles é o pilar da verdade. Ele criará momentos que te induziram a mentir, todavia, creia que Deus está contigo e que não haverá destruição e mentira. De igual modo, nada ficará nas trevas, tudo será trazido para a luz e seu casamento será sustentado na verdade.

 



Pastor Denilson Fonseca

Pastor sênior da Comunidade Cristã Aliançados